ESTATÍSTICAS
ABRACICLO PREVÊ ESTABILIDADE DO MERCADO DE DUAS RODAS EM 2017

No próximo ano, as fabricantes esperam elevar a produção de motocicletas em 2,2% e a de Bicicletas em mais de 18%

Depois de um ano difícil, com o crescimento econômico do país emperrado, o Setor de Duas Rodas já esperava, em outubro, fechar 2016 com saldo negativo frente a 2015. Para 2017, no entanto, a Abraciclo – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – projetava estabilidade dos negócios do segmento de Bicicletas. Seguindo a mesma tendência do setor de motocicletas, cujo houve forte impacto da situação econômica, a produção de Bicicletas das associadas da Abraciclo, todas com fábricas instaladas no Polo industrial de Manaus – PIM, recuou 4,5% em novembro (68.850) em comparação com o volume de outubro (72.085). Entretanto, se comparado com novembro de 2015 (55.515 unidades produzidas), houve crescimento de 24%.
No acumulado de janeiro a novembro, saíram das fábricas das associadas 591.783 Bicicletas, o que representa uma retração de 9,7% em relação aos 11 primeiros meses de 2015, com 655.545 bikes.
“Para o fechamento de 2016 projetamos 674.597 Bicicletas fabricadas. Em relação a 2017, a expectativa é positiva, com um crescimento de 18,1% na produção, totalizando 797.000 unidades”, afirmou na época Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo.
Fonte: Amazonas Notícia - AM

Produção de Bicicletas Recua 11,5% em 2016
De acordo com os dados divulgados pela ABRACICLO, a produção de bicicletas somou 15.245 unidades em dezembro, volume 77,9% abaixo do registrado em novembro, com 68.850 unidades, e 191,5% acima do apresentado no 12º mês de 2015. Os volumes de dezembro, no entanto, costumam ser afetados conforme a programação das férias coletivas das fábricas.
No acumulado no ano, saíram das linhas de produção 669.729 bicicletas, volume que corresponde a uma queda de 11,5%, quando comparado com janeiro a dezembro de 2015, com 757.045 unidades. Todas associadas da entidade possuem fábricas instaladas no Polo Industrial de Manaus – PIM.
“Em 2016, o mercado de bicicletas sofreu uma retração de 11,5% para as fabricantes do PIM devido às dificuldades do contexto econômico nacional. Entretanto, o otimismo em relação à melhora na economia e na estabilidade política do País contribui para prever uma recuperação de volumes no setor em 2017”, afirma João Ludgero, vice-presidente do segmento de Bicicletas da Abraciclo.
“As condições de competitividade do PIM, aliadas aos novos investimentos das associadas e oportunidades de mercado, permitem uma perspectiva de crescimento na ordem de 19% para este ano”, acrescenta o executivo, ressaltando que foi percebida uma melhora nas vendas e no ânimo dos clientes já no último trimestre do ano passado, assim como uma crescente demanda por produtos de maior valor agregado.

Exportações e Importações
As fabricantes de bicicletas de todo o território nacional exportaram 8.423 unidades em 2016, correspondendo a um aumento de 27,4% sobre o volume exportado no ano anterior, que havia totalizado 6.613 unidades, conforme dados apurados pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e analisados pela Abraciclo.
Os três principais destinos das bicicletas brasileiras em 2016 foram Paraguai, com 4.192 unidades ante 2.960 unidades em 2015; Bolívia, com 2.962 unidades ante 1.193 unidades; e Uruguai, com 778 unidades ante 1.500 unidades. A maior variação anual envolveu os volumes exportados para a Bolívia, que evoluíram 148,3%.
As empresas brasileiras em geral importaram 135.153 bicicletas no ano passado, o que significou uma queda de 44,4% em relação ao volume importado em 2015 (243.175 unidades), de acordo com levantamento do MDIC analisado pela Abraciclo.
Os três principais fornecedores destes produtos para o mercado brasileiro em 2016 foram China, com 115.841 unidades ante 217.607 unidades no ano anterior; Taiwan, com 11.013 unidades ante 19.197 unidades; e Portugal, com 3.918 unidades ante 947 unidades. O destaque em variação anual foi Portugal, com crescimento de 313,7% nas vendas para o Brasil, de 2015 para 2016.

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