MOMENTO OLÍMPICO
Brasil comemora bom desempenho de Gideoni no Ciclismo de Pista na Rio2016

 

Brasileiro termina na 13ª colocação mas sai feliz com o resultado

Atleta finalizou a Omnium, prova mais complexa do programa, na 13ª posição; campeão foi o italiano Elia Viviani - CBC/Divulgação

Após 24 anos, o ciclismo brasileiro de pista celebrou muito o retorno aos Jogos Olímpicos justamente na Rio2016. Nesta segunda-feira (15), Gideoni Monteiro, único representante do país na competição, não apenas se emocionou com o calor da torcida local que esteve presente no velódromo olímpico na Barra da Tijuca, como vibrou bastante com o 13º lugar na disputa da Omnium, prova mais complexa do cronograma da modalidade. O ouro foi para o italiano Elia Viviani, seguido pelo multicampeão, o britânico Mark Cavendish, prata, e pelo dinamarquês Lasse Norman Hassen, bronze.

Muito parecida com o heptatlo do atletismo, a omnium exige muita versatilidade e resistência dos ciclistas, que encaram seis provas divididas em dois dias de competição. Assim como no domingo, a disputa do segundo dia de provas foi duríssima, marcada por um equilíbrio muito grande entre os competidores e sendo definida apenas na última etapa, na prova por pontos.

Na prova de 1km contrarrelógio, Gideoni pedalou forte diante de grandes nomes da modalidade, mas a experiência dos estrangeiros prevaleceu e o brasileiro acabou cruzando na 16ª posição. O atleta subiu uma posição na flying lap (volta lançada), saindo da pista como 15º colocado. Na corrida por pontos, o cearense surpreendeu e ficou no Top10 da disputa, encerrando a prova em 9º lugar. Na somatória final, Gideoni com 90 pontos, terminando na 13ª colocação geral.

"Jogos Olímpicos é uma atmosfera completamente diferente. O nível é superior ao de qualquer outra competição, podemos confirmar com as diversas quebras de recordes. Mas entramos e saímos de cabeça erguida. Sabíamos das dificuldades e trabalhamos para tentar contorná-las da melhor maneira. Encerro a minha participação feliz por ter representado o meu país e principalmente por poder levar a imagem do ciclismo de pista brasileiro para milhões de pessoas. Agradeço imensamente o apoio e incentivo que recebi do público durante todos esses dias", contou o brasileiro de 25 anos.



 

CONTEÚDO EXCLUSIVO P/ ASSINANTES
Digite seu login e senha e faça seu download

Login:   Senha:  
 

 

 

 

 

 
1997-2016 Editora Quatro Estações - Todos os Direitos Reservados