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 Feb 03

Shimano XTR M9100: atrasos se arrastam; Cubo Scylence cancelado


Segundo fonte da própria Shimano, o atraso é resultado direto de um incêndio na fábrica de tratamento de superfície, que também afetou a disponibilidade do Dura-Ace e Ultegra e principalmente seus novos grupos de 12 velocidades XTR M9100

Desde que foi anunciado pela primeira vez em maio de 2018, a Shimano viu atrasos extremos de seus novos grupos de 12 velocidades XTR M9100. Grupos de produção completos permanecem indisponíveis e, agora, a situação parece ainda mais significativa. A Shimano chegou ao ponto de cancelar completamente alguns dos componentes esperados, como recentemente relatado por Mike Kazimer no site PinkBike.

Questões um pouco confusas é o fato de que o novo XTR foi visto em uso desde que foi lançado. Tem sido disputado em Copas do Mundo e testado pela mídia. Além disso, muitos componentes estão disponíveis para venda em sites europeus, ingleses e australianos, e algumas marcas de bicicletas, como a Pivot e a Cannondale, têm até mesmo embarcado bicicletas equipadas com XTR.

Acontece que os profissionais e a mídia que usaram o conjunto de câmbio estavam montando versões de pré-produção. As marcas e lojas que oferecem os componentes, enquanto isso, estão sem o novo conjunto de câmbio e cubos.

POR QUE A DEMORA?

Com um novo design de 12 velocidades, o conjunto é talvez o componente mais importante a ser atrasado. De acordo com o gerente de marketing da Shimano Cycling Australia, Toby Shingleton, o atraso é resultado direto de um incêndio na fábrica de tratamento de superfície da Shimano. Esse incêndio também afetou a disponibilidade dos conjuntos de câmbio Dura-Ace e Ultegra, e a fábrica está em processo de ser montada novamente.

Para o XTR, a resposta provisória é uma pedivela de nível XTR com um acabamento mais simples e sem série. Do ponto de vista funcional e estrutural, a pedivela MT900 de parada rápida oferece todos os mesmos recursos que o M9100 previsto. ?É efetivamente uma pedivela M9100 sem o tratamento de superfície especial. Parece uma pedivela M9100 preta?, explicou Shingleton. Pelo menos para a Austrália, o estoque dessas novas pedivela estará chegando já na próxima semana.

Mais significativamente, o muito antecipado cubo traseiro Scylence foi cancelado - pelo menos por enquanto. O novo cubo de rodagem silenciosa foi certamente um dos desenvolvimentos mais intrigantes do novo conjunto de câmbio, e nós havíamos especulado anteriormente que ele seria levado para a estrada com a próxima geração de Dura-Ace.

Por enquanto, a Shimano planeja lançar um cubo XTR que use o mesmo design de Spline helicoidal como anunciado anteriormente, mas em vez de ficar em silêncio sem o contato dos anéis de catraca, os anéis permanecerão em contato. É seguro presumir que o cubo não ficará em silêncio e que ele será desviado com mais arrasto do que o originalmente desejado.

"É frustrante que nós anunciamos algo que não somos capazes de colocar no mercado", disse Shingleton, que também explicou que eles estavam usando protótipos do cubo Scylence por mais de um ano localmente sem um único problema, mas que claramente o produto não atendeu aos rigorosos testes de controle de qualidade da Shimano.

Finalmente, a versão bastante exclusiva de 11 velocidades do grupo de 12 velocidades foi cancelada. O conceito original era combinar uma opção de cassete 10-45T de 11 velocidades mais estreita com um cubo específico para oferecer um ângulo de suporte de raio mais amplo. Tanto o cubo específico, quanto o cassete foram cancelados, pelo menos por enquanto.

Uma visão ampliada do sistema Scylence. Foto: Shimano/Divulgação


Então, o que isso significa para a indústria?

Esta não é a primeira vez nos últimos anos que a Shimano sofreu atrasos. Atrasos semelhantes ocorreram com o lançamento do Dura-Ace R9100, que efetivamente chegou às prateleiras quase um ano após seu anúncio. Mas é certamente algo que irrita aqueles que estão tentando vender o produto - sem mencionar os consumidores que querem colocar as mãos nele.

Como mídia (e os que ajudam a divulgar novos equipamentos), é algo que ouvimos em abundância. Os varejistas sofrem quando um novo produto é lançado sem disponibilidade. As bicicletas que eles armazenam, que apresentam os conjuntos de gerações anteriores, são desvalorizadas e, em alguns casos, o mercado de alta qualidade fica em espera, aguardando o novo equipamento.

Quando você considera a longa história de redução de preço de Shimano dos varejistas on-line, essa é apenas outra razão para os varejistas oferecerem suporte a outras opções. Falando com Ryan Mclennan, gerente de marca da Rowney Sports - o distribuidor australiano do Yeti, Ibis e Devinci -, há uma óbvia sensação de frustração, e a linha de bicicletas da empresa está quase exclusivamente equipada com a SRAM para 2019.

Surpreendentemente, os atrasos do M9100 XTR, pelo menos de acordo com a Mclennan, não tiveram um impacto tão grande nas vendas do distribuidor premium de bicicletas de montanha.

?A SRAM teve o drivetrain discado desde Eagle. Nós estamos perdendo muitas vendas XT desde [o lançamento do] Eagle GX. Nossas vendas da Shimano estavam diminuindo antes do lançamento do XTR. A SRAM fez um ótimo trabalho, e a Shimano ficou um pouco lenta demais?, disse Mclennan. SRAM em alta e Shimano em baixa, em outras palavras; os consumidores querem ofertas de 12 velocidades do SRAM, e a Shimano tem sido lenta em manter o ritmo.

Mclennan também destacou que a SRAM e um número crescente de outras marcas estão cada vez mais sincronizadas no tempo de lançamento de seus produtos. Quando o embargo da mídia é levantado - pelo menos para a SRAM - o produto normalmente está pronto para a venda nas bike shops.

Talvez seja uma lição que o Shimano possa aprender.

Fonte: CyclingTips


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da Redação

redacao@revistabicycle.com.br

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