VAREJO

Bici Store, grupos de pedal impulsionam o surgimento da bike shop são-carlense

Apesar de nova no mercado, a loja oferece nível do serviço que a oficina de uma bike shop moderna proporciona é altamente especializado e com equipamentos de ponta
Fachada da Bici Store – Dorel Sports, de São Carlos (SP)

Ele é casado com uma ex-atleta, inclusive com participação nos Jogos Pan-americanos e desse casamento só poderia resultar algo em prol do esporte. Fabiano Pinoti Nunes e Gabriela Morelli são os proprietários da mais nova bike shop do Brasil, a Bici Store, situada em São Carlos (SP), que tem menos de 1 ano de existência.
"A loja é relativamente nova, ainda não completamos o primeiro ano de vida, porém eu e minha sócia, que também é minha esposa, somos praticantes de MTB há mais de 20 anos.", revela Fabiano Pinotti. "Ela (Gabriela Morelli) já foi atleta profissional, inclusive representando o Brasil nos Jogos Pan-Americanos', completa. O DNA esportivo do casal já resultou em outro empreendimento, porém em outro ramo: "Já há muitos anos trabalhávamos com comércio, porém no ramo do vestuário. O sonho de ter um relacionado a bike sempre foi um sonho."
Ele conta que "quando vimos na Dorel Sports uma oportunidade boa e viável para região, resolvemos virar a mesa e mudar de ramo. Obviamente que tudo foi estudado com muita cautela juntamente com a Dorel antes de darmos esse passo."

Hugo Crnkovic (à esq.) - mecânico chefe e Maycon Sarracini – mecânico, são os responsáveis pelos os serviços especializados na oficina do lojista A oficina da Bici Store possiu várias certificações e seus mecânicos receberam treinamento das melhores marcas

Como todo empresário, ele está enfrentando os desafios do negócio: "Acredito que a maior dificuldade inicial, é a mesma enfrentada por toda bike-shop: Alta carga tributária aliada a informalidade e ao contrabando. Infelizmente temos que concorrer com empresas que se aproveitam da elevadíssima carga tributária brasileira para se diferenciar através da informalidade e do contrabando. Seja trazendo produtos por meios ilícitos, seja trabalhando na informalidade, estas empresas prejudicam muito o mercado. Essa prática acabaria caso o governo impusesse uma carga-tributária no mínimo descente", opina.
A mola propulsora de seu novo negócio foram os grupos de pedal, constantes e atuantes em sua região.
"Em minha região o mercado é totalmente voltado para o MTB. O que fomenta essa modalidade são os diversos grupos de pedal que se formaram ao longo dos anos e foram cada vez mais crescendo. Somado a isso, temos uma região muito propícia a passeios em grupo; são muitas opções com diversos níveis de dificuldade", revela o proprietário da Bici Store.
Segundo Pinotti, a participação das bicicletas populares nas vendas em sua loja é menor quando comparada com a venda de bicicletas intermediárias para prática de MTB, aproximadamente 8%.
Já a linha PRÓ também é totalmente voltada para o MTB. "Somos uma loja oficial Dorel Sports, portanto trabalhamos com as marcas Caloi, GT e Cannondale. Temos maior procura por bicicletas de MTB com custo acessível para quem está começando e da linha high end por atletas que querem fazer um upgrade no equipamento", explica sobre a procura por bikes na Bici Store.
Na estrutura da loja o casal se divide: "Eu cuido da oficina e de toda parte técnica. Minha esposa cuida das vendas, reposições e parte financeira", detalha Fabiano.

Na oficina, cliente confere os serviços efetuados na bike diretamente com os mecânicos A inauguração da loja, a menos de 1 ano, contou com a presença do atleta Henrique Avancini (de boné)


Segundo ele, a oficina da Bic Store está equipada com tudo o que é necessário para atender a demanda de serviços cada vez mais especializados e possui as seguintes certificações: Shimano Service Center; Rock-Shox, Avid, SRAM; Magura Brasil; Lefty.
"Para cada uma destas marcas precisamos ter um conjunto de ferramentas específicas e periodicamente fazemos cursos de atualização e reciclagem", revela o proprietário.
Segundo ele, "o cliente de hoje tem muita informação e isso evolui junto com as bikes e componentes. O nível do serviço que a oficina de uma bike shop moderna oferece é altamente especializado e com equipamentos de ponta e a reciclagem de informação e treinamento deve ser constante."
No balcão de sua loja não é diferente: "O mesmo ocorre nas vendas. Os clientes querem informações detalhadas sobre bikes e componentes; e a equipe de vendas tem que estar preparada para atender a essa crescente demanda. A carência de informação na região sem dúvida foi algo que nos motivou a aderir ao modelo de bike shop. Acompanhamos por mais de 20 anos a evolução do esporte; e a tendência é crescer ainda mais", aposta o lojista.

Grupo de pedal reunido em frente à loja para um passeio pelas trilhas da região

Fabiano Pinotti fala que a sua equipe "é 100% composta por ciclistas, o que agrega ao conhecimento formal toda a vivência diária de cada um. Todos somos loucos por bikes. Buscar conhecimento sobre novidades do mercado por exemplo, é algo natural."
Sobre a estrutura viária de São Carlos ele fala que "em nossa cidade existem muitas pessoas que usam a bicicleta como meio de transporte, mas infelizmente a estrutura cicloviária da cidade está em um compasso muito atrasado com relação a essa demanda cada vez mais crescente. Uma vez que na maioria dos casos, as pessoas são impelidas ao uso compartilhado das vias, procuramos fazer a nossa parte orientando os clientes sobre como pedalar no trânsito."
Para finalizar, ele conta também que a Bici Store promove diversos eventos como pedais semanais, clínica de bike para crianças e viagens para pedalar nos principais points do MTB.

BICI STORE
R. Dr. Procópio Toledo Malta - Parque Santa Felícia Jardim
CEP 13563-308 - São Carlos – SP
Tel.: (16) 3413-7325
(16) 99777-2544

 

 

CONTEÚDO EXCLUSIVO P/ ASSINANTES
Digite seu login e senha e faça seu download

Login:   Senha:  
 

 

 

 

 

 
1997-2015 Editora Quatro Estações - Todos os Direitos Reservados