Revista Bicycle
 

Feiras & Eventos

 Aug 22

SHIMANO FEST CONFIRMA GRANDIOSIDADE DO MUNDO DA BICICLETA


Festival da bicicleta reúne em São Paulo, durante 4 dias, toda a cultura ciclística das mais diversas tribos de bikers e espaço para negócios na volta do evento presencial.

Na ausência de eventos tradicionais do mercado de negócios de bicicletas como a Brasil Cycle Fair, ou a Bike Expo Brasil, ou ainda em um passado mais distante o Salão das Duas Rodas (quando este tinha representatividade do setor de bikes), o Shimano Fest tornou-se a principal mostra nacional, mesmo que originalmente não fora pensada para este fim.

"O Shimano Fest foi criado em 2010 e, nesse formato, só é realizado no Brasil. Trata-se de uma ação muito importante para a empresa e é muito bom comprovar o crescimento significativo desse evento", afirmou o presidente da Shimano Latin America, Fabio Takayanagi - que veio do Japão especialmente para prestigiar o evento deste ano ocorrido no Memorial da América Latina, em São Paulo (SP), entre os dias 18 e 21 de agosto.

Participação de lojistas nos dias do Trade

Rogério Tancredi, gerente comercial e marketing da Shimano Latin America, ratificou essa afirmação com números. "Batemos o recorde de lojistas, com mais de 7.200 profissionais cadastrados, e jornalistas, com 200 credenciados. Ainda esperamos bater mais números, como números de visitantes nesse final de semana e volume de negócios", completou ele ainda no dia 19 de agosto, quando ainda faltavam 2 dias para o encerramento do evento.

O Shimano Fest 2022 ocupou uma área de 3.700m² de área destinados a transformar São Paulo na Capital Nacional da Bicicleta, 60% maior do que na última edição presencial.

Novos players e expositores

Não foram poucos expositores que participaram pela primeira vez no Shimano Fest e alguns deles até mesmos nunca haviam participado de nenhuma outra feira presencial, como foi o caso da Rino, fabricante paulistano de quadros e montadora de bicicletas, da MMV Distribuidora, também da Capital paulista, que é responsável pela montagem pelas bikes Vercelli. Outra que debutou no Festival foi a araponguense Flay, fabricante de aros de bicicletas, ou ainda as novas distribuidoras de componentes e acessórios importados para bikes a itajaíense Gravtah e a curitibana Potencial Comércio, que está trazendo a marca Sigma de volta para o Brasil.

Mesmo com vários anos já atuando no mercado de bicicleta, outra marca que debutou no Shimano Fest foi a sarandiense Colli, com um expressivo estande de 210m², que se destacou logo no início da grande tenda de Exposição, onde mostrou os seus produtos com suntuosidade.

Guerra dos pneus

Marcas tradicionais do mercado de pneus de bicicletas, como a nacional Levorin, e as internacionais que já são distribuídas no Brasil, portanto já conhecidas como Kenda, Vittoria, Chaoyang, Maxxis, Rubena, Michelin, entre tantas outras, ganharam a presença de um novo player para disputa de share de mercado, a Goodyear, tradicional marca de pneumáticos para automóveis. A linha completa de pneus Goodyear para bicicletas agora é trazida pela Relm. Outra que está debutando no mercado de pneus de bicicletas é a Cinborg, fabricante nacional com vasto portfólio na linha de produtos agrícolas, motocicletas e quadriciclos que também está entrando no mercado para disputar o mercado com os pneus asiáticos nas linhas mais básicas. A surpresa da empresa foi o lançamento da linha de pneus tubeless, de kevlar, com fabricação 100% nacional, diretamente de Jardinópolis, no interior de São Paulo, onde está situada a sua fábrica.

Outros destaques

Comemorando seus 60 anos de mercado, a Isapa aproveitou o Shimano Fest, maior feira de bicicletas da América Latina, para apresentar suas principais novidades para os próximos meses - não só para lojistas e profissionais da área, mas também para o consumidor final.

Outra distribuidora nacional presente no principal evento de bicicletas foi a LM Bike, com destaque para a linha High One de quadros e componentes, além de outras marcas de reposição, vestuários, ferramentas e acessórios voltados para este segmento.

O estande da OGGi contou com foto 360 graus, túnel de vento para pedalar em uma bike speed e a presença de um robô gigante, tipo Transformers. De quebra, ainda podia "esbarrar" em celebridades como o apresentador Rodrigo Hilbert e o chef de cozinha Henrique Fogaça.

A S2 Indústria da Bicicleta, divisão de bicicletas do grupo Lagoa Participações, cujo projeto começou a ser formado em 2018, quando a Sense Bike adquiriu a Swift Carbon, fabricante Sul-Africano, especializada no desenvolvimento e na produção de bicicletas de fibra de carbono, promoveu na noite anterior à abertura do festival da bicicleta uma apresentação especial dos novos modelos da Swift Carbon, num sugestivo local do Memorial da América Latina, a Galeria Marta Traba de Arte Latino-Americana.

Na apresentação da Swif Carbon, modelos como a Enduravox 2023 e Univox 2023 destinados para gravel e endurance"Novas linhas de carbono e de alumínio oferecem versatilidade e conforto para começar a pedalar ou para passar o dia na estrada, seja ela de asfalto ou terra", fala o fabricante.

Para quem está começando a pedalar na estrada, as bicicletas de endurance podem ser uma excelente opção. Afinal, seu projeto é voltado ao conforto é ideal para quem ainda não está acostumado com a postura e o esforço do ciclismo.

"A linha Enduravox foi criada para integrar as modalidades road endurance e gravel, com bicicletas de alumínio de alta qualidade, feitas à mão, com geometria inovadora, com os melhores equipamentos e preço justo", explicou Pierre de Tarde, gerente de desenvolvimento da Swift Carbon.

Cannondale, uma das marcas líderes industriais do segmento de bicicleta de alta performance, teve presença garantida no Shimano Fest. No local, juntamente com a Caloi, que pertence ao mesmo grupo internacional, a marca apresentou diversos modelos da sua linha de bicicletas 2022, tendências do mercado e lançamentos. Destaque principal para a nova Cannondale Scalpel HT Carbon 2.

Jaime de la Rica, diretor geral da Shimano Latin America, comemora o sucesso da retomada do Shimano Fest ao modelo presencial após três anos. "Realmente a Shimano transformou São Paulo na capital latino-americana da bike nesses quatro dias. O aumento no número de visitantes e volume de negócios atesta que estamos no caminho certo. Seguiremos trabalhando para atender esse mercado cada vez melhor, garantindo produtos de qualidade, confiabilidade, segurança, tecnologia e desempenho, como só a Shimano sabe fazer", ressalta.

 

Legendas das imagens principal:

Mercado de bicicletas comemora o sucesso da retomada do Shimano Fest ao modelo presencial após três anos.
©Eduardo Santos


autor do artigo

Eduardo Santos

Diretor de Redação da Revista Bicycle

Comentários

Comment Section

Warning: mysqli_fetch_assoc() expects parameter 1 to be mysqli_result, boolean given in /home/revistabicycle/www/pages/comentarios/comentarios.php on line 29

Nenhum comentário adicionado a este artigo

Adicionar Comentário:

Comment Section
Atenção apenas 255 caractéres



Artigos Simulares a Este

Revista Bicycle