Revista Bicycle
 

Mobilidade Urbana

 Jul 20

Ciclofaixa de lazer na cidade de São Paulo: reabertura depois de quase um ano


Depois de quase um ano em que ficaram desativadas, as ciclofaixas foram reativadas neste domingo (19) nas ruas e avenidas da cidade e seguem como uma das principais alternativas de lazer dos paulistanos

A retomada da montagem das faixas especiais para ciclistas, delimitadas com cones e funcionários que sinalizam o momento de parada em cruzamentos, só foi possível com o relaxamento das medidas de restrição à circulação na cidade de São Paulo tanto pela prefeitura como pelo governo do Estado.

A capital paulista está na chamada fase amarela do plano São Paulo.

São 117 quilômetros de extensão das ciclofaixas, que funcionarão das 7h às 16h, sempre aos domingos e em feriados.

A prefeitura acertou uma parceria com a Uber, empresa de aplicativo de transporte, para bancar os custos de montagem e de operação das ciclofaixas, que foram desativadas em agosto de 2019.


Reabertura de ciclofaixas na Capital paulista é aprovada, mas nem todos ciclistas desrespeitam normas 

Foto: Bruno Escolastico/Photopress/Estadão Conteúdo

Veja abaixo os trechos que foram reativados:

- Av. Paulista / Jabaquara

- Av. Paulista / Centro

- Jabaquara / Parque Ibirapuera

- Parque Ibirapuera / Av. Sumaré

- Parque Ibirapuera / Parque do Povo

- Parque do Povo / Parque Villa Lobos

- Parque do Chuvisco / Parque do Povo

- Zona Norte

- Zona Leste.

A volta

Interrompido em agosto de 2019, por falta de patrocínio, o programa funciona exclusivamente nos domingos e feriados, das 7 às 16 horas. Ele prevê a restrição de uma faixa exclusiva para o tráfego de bicicletas e patinetes, suporte mecânico para usuários e outros serviços.

O circuito abrange especialmente vias no entorno de áreas de lazer da capital paulista, como os parques do Ibirapuera, na zona sul, e Villa-Lobos, na zona oeste, que integram a lista de mais de 70 pontos reabertos nesta semana.

O novo termo de cooperação é válido por 12 meses e foi assinado com a Uber, com investimento privado previsto de R$ 11,5 milhões. Segundo a Prefeitura de São Paulo, a retomada do serviço respeitará "medidas de proteção e higiene".

A gestão municipal divulgou algumas orientações para os usuários, como manter distância dos demais, não compartilhar água e alimentos, higienizar as mãos com água e sabão ou álcool gel "sempre que possível" e tomar banho e lavar as roupas e os equipamentos após retornar para casa. O uso de máscara é obrigatório na cidade, inclusive durante a prática de atividades físicas.


Ciclofaixas nas ruas e avenidas da cidade, uma das principais alternativas de lazer dos paulistanos voltou neste domingo (19), depois de quase um ano em que ficaram desativadas

Foto: Divulgação Governo de São Paulo/Divulgação

A primeira ciclofaixa de lazer paulistana foi implantada em 2009. Desde então, o serviço teve ampliações para outras vias e hoje abrange os seguintes circuitos: Paulista/Jabaquara; Paulista/Centro; Jabaquara/Parque Ibirapuera; Parque Ibirapuera/Sumaré; Parque Ibirapuera/Parque do Povo; Parque do Povo/Parque Villa-Lobos; Parque do Chuvisco/Parque do Povo; trecho zona norte; e trecho zona leste.

 

Fonte: Estadão Conteúdo


autor do artigo

da Redação

redacao@revistabicycle.com.br

Comentários

Comment Section

Warning: mysqli_fetch_assoc() expects parameter 1 to be mysqli_result, boolean given in /home/revistabicycle/www/pages/comentarios/comentarios.php on line 29

Nenhum comentário adicionado a este artigo

Adicionar Comentário:

Comment Section
Atenção apenas 255 caractéres



Artigos Simulares a Este

Revista Bicycle